O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, nesta segunda-feira, 09, visitou as obras que estão sendo realizadas no distrito de Ponta da Serra, onde os investimentos ultrapassam R$ 2 milhões e vão impactar as áreas da educação, assistência social e da mobilidade.
Ele esteve acompanhado do Secretário de Infraestrutura, Ítalo Samuel, e do Secretário Adjunto de Serviços Públicos, Antônio de Mano, além dos vereadores Matheus Leite, Júnior da Cachoeira, Dr. Dudé e Nonato.
A visita começou pela nova creche, que deve ser entregue à população até fevereiro. 80% dos trabalhos já foram executados. Serão 1.150 m² com 10 salas, refeitório, parques e brinquedos lúdicos. Estão sendo investidos recursos próprios do Município na ordem de R$ 1,4 milhão.
"Investiremos ainda mais em equipamentos para atender da melhor forma à primeira infância", ressaltou o Prefeito.
A creche está sendo construída ao lado da quadra e do CRAS. Esses equipamentos estão recebendo melhorias para o fortalecimento do complexo social da comunidade.
No CRAS, já foram renovadas a pintura e as redes elétrica e hidráulica. Faltam apenas os últimos retoques. Quanto à quadra, alambrados foram restaurados e a estrutura está pronta para ganhar cobertura.
Para a moradora Zuleide Silva, professora aposentada, "o maior benefício é a creche, pois a que já existe não comporta as muitas crianças da localidade, não oferece qualquer conforto."
Pavimentação asfáltica
Nesta segunda-feira, foi iniciada a pavimentação asfáltica da Rua Maria Silva Brito, que liga a CE ao cemitério do distrito de Ponta da Serra. Até o fim da semana, serão pavimentados mais de 2.500 m². Além disso, já foi executado o serviço de drenagem profunda e ainda estão previstas a drenagem superficial e a sinalização.
"As ruas daqui são muito estreitas e os acessos ao cemitério são limitados. Havia transtornos quando aconteciam enterros e também no dia de Finados. Era necessário melhorar a mobilidade, facilitar o ir e vir de todos", destacou o Prefeito Zé Ailton Brasil.
Segundo o morador Valmir Gomes, técnico de enfermagem, um problema antigo foi resolvido.
"Aqui parecia uma lagoa porque as águas dos esgotos se acumulavam em frente às nossas casas e, em tempos de chuva, tudo piorava".
Geração de empregos
O Prefeito também reforçou que outro benefício acarretado pelas obras é a geração de empregos.
"Somente na reforma da quadra foram gerados mais de 25 empregos diretos", afirmou.
Esse número sobe para 669 quando são considerados os dois primeiros anos da atual gestão, de acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura. A pasta também aponta que, nesse período, o Crato virou canteiro de 62 obras, entre concluídas e em execução.
"Nós vamos seguir avançando rumo a um novo Crato. No distrito de Ponta da Serra, por exemplo, já tínhamos asfaltado quatro ruas", salientou o Secretário de Infraestrutura, Ítalo Samuel.