No último dia 31 de janeiro, o secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Carlos Freires, esteve em Brasília onde pode pleitear melhorias para o sistema de produção e mais recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), bem como a implantação do banco de alimentos do município.
Na ocasião, aconteceu o encontro com o secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural do Ministério da Cidadania, José Roberto Cavalcante. O secretário Freires também participou de um seminário sobre crédito fundiário e rota da fruticultura. "Estamos no processo de articulação para a viabilização da instalação do banco de alimentos do município do Crato que irá captar e distribuir alimentos aos equipamentos socioassistenciais de nossa cidade, bem como fortalecer a agricultura familiar", pontuou.
Os Bancos de Alimentos são estruturas físicas e/ou logísticas que ofertam o serviço de captação e/ou recepção e distribuição gratuita de gêneros alimentícios oriundos de doações dos setores privados e/ou públicos, que seriam desperdiçados, e destiná-los às instituições sociais que atendem um público em situação de alta vulnerabilidade social.
Como integrante da estrutura operacional do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), os Bancos de Alimentos compõem o conjunto de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, que têm como princípio norteador a promoção do direito humano à alimentação adequada.