O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, participou, nesta quinta-feira, 15, em São Paulo, de leilão histórico na Bolsa de Valores, B3, para a Concessão de serviços públicos de manejo dos resíduos sólidos do Comares (CE), que ficará a cargo da empresa Aegea, vencedora do leilão. O gestor cratense é o atual presidente do Consórcio, que inclui o Crato como uma das cidades a serem beneficiadas com a nova modalidade de gerência e destinação dos resíduos sólidos.
Os municípios que fazem parte do consórcio são: Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O prazo de concessão será de 30 anos e beneficiará mais de 350 mil pessoas, com valor aproximado de mais R$ 810 milhões em investimento. O leilão teve como critério o menor valor das tarifas, obtido pela oferta do multiplicador K, a ser aplicado à estrutura tarifária.
O Prefeito esteve acompanhado, para a batida do martelo, de oito prefeitos e representantes das cidades que passam a ser também beneficiadas com a concessão pioneira. Este será o segundo projeto de consórcio em resíduos sólidos do Brasil, se tornando pioneiro no Nordeste. O primeiro é em Minas Gerais.
Zé Ailton, em seu pronunciamento, na Bolsa de Valores, convidou todos os representantes dos municípios para baterem o martelo. Ele agradeceu a parceria da Secretaria das Cidades do Ceará, além da Secretaria de Planejamento do Estado, a Caixa Econômica, Ministério da Economia, ao vice-prefeito do Crato, André Barreto, e todos os secretários e técnicos da administração presentes no leilão.
"É um momento importantíssimo para a Região Metropolitana do Cariri. Nos últimos dois anos, nós conseguimos formatar e resgatar o consórcio. A partir daí, começamos a fazer um trabalho árduo de várias mãos, com a Caixa Econômica, com os ministérios e secretarias. O resultado de hoje é fruto de todo esse trabalho e representa um grande passo para a região do Cariri", disse Zé Ailton, presidente do Comares e prefeito de Crato (CE).
"Grande passo para o Cariri"
O prefeito Zé Ailton Brasil classifica esse momento da conquista da Concessão de serviços públicos de manejo dos resíduos sólidos do Comares (CE), como um grande passo para o Cariri, já que a população não aguenta mais conviver com os lixões.
A conquista representa uma luta de quase duas décadas para as cidades do Cariri e que avançou apenas nos últimos anos, vindo a culminar com o processo de capacitação, que ocorreu recentemente na França, sendo o consórcio do Cariri um dos convidados a participar da comitiva à Europa, e o leilão. A experiência garante uma visão mais abrangente e moderna do processamento dos resíduos em suas diversas etapas, além do gerenciamento.
O projeto, que foi estruturado pela CAIXA, com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada - PPP (FEP CAIXA), prevê a implantação, operação e manutenção da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), das Estações de Transferência de Resíduos (ETRs), de nove galpões de triagem manual de materiais recicláveis e de outras nove unidades de tratamento de resíduos orgânicos nas Centrais Municipais de Resíduos (CMR).
Recentemente esteve em Crato uma equipe da Expertise France, para a realização de capacitação do Consórcio Comares, numa parceria do Consórcio com a Agência Francesa de Desenvolvimento, intermediada pelo Ministério da Economia da França, visando a futura governança do consórcio.