O Programa de Melhoramento Genético do Crato tem como objetivo tornar o município uma importante bacia leiteira, melhorando geneticamente os rebanhos bovinos, além de oferecer capacitação técnica aos agricultores familiares cadastrados. Em mais uma importante etapa do programa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, em parceria com o Sebrae levaram 20 agricultores do Crato, para conhecer a experiência de sucesso em melhoramento genético do município de Milhã.
Localizada no Sertão Central, Milhã é uma cidade com pouco mais de 15 mil habitantes, que através de políticas públicas assertivas conseguiu fortalecer sua bacia leiteira e hoje produz mais de 117 mil litros de leite por dia. "Essa visita foi facilitada pelo Sebrae, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Milhã, Wilk Rafael Pinheiro. Fomos visitar a experiência de pequenos agricultores que investiram na inseminação artificial e que hoje têm um bom resultado", explica o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato, Givaldo Gonçalves.
Além das técnicas de manejo alimentar, melhoramento genético e desenvolvimento de rebanhos, a comitiva do Crato ainda teve a oportunidade de conhecer de perto o modelo econômico de cooperativismo. "Na Cooperativa Agropecuária Milhã, tivemos a oportunidade de conhecer esse modelo de negócio baseado na coletividade. Os agricultores viram como funciona a produção de leite e derivados e gerenciamento de suas empresas através do cooperativismo, indo desde a compra e venda coletiva até a gestão da propriedade", afirma Givaldo.