Os agricultores familiares do Crato já podem solicitar o benefício que assegura possíveis prejuízos de sua produção, decorrentes de ação climática. A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, está fazendo o cadastramento nas sedes das comunidades para facilitar o processo e garantir que todos os agricultores familiares, que atinjam o perfil, possam se cadastrar até o dia 31 de outubro.
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios, sistematicamente sujeitos à perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.
O benefício é concedido aos agricultores que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio, e que tenham registrado perdas de produção em culturas de algodão, mandioca, milho, feijão e arroz, iguais ou superiores a 50%. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Givaldo Gonçalves, é necessário preencher os requisitos para que o agricultor esteja capacitado a receber o Seguro Garantia Safra.
"Juntos com Associações, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Ematerce faremos uma força tarefa para tempo recorde, cadastrarmos todos os agricultores familiar que se enquadrem no perfil", afirma o Secretário.
No sítio Poço Dantas, distrito de Monte Alverne, a agricultora Vaneyde Ferreira desde muito jovem acompanha os pais na roça, ajudando no plantio de feijão, fava, milho e amendoim. "Aqui a nossa principal cultura é o amendoim. Esse programa Garantia Safra é muito bom e beneficia muitos agricultores, inclusive aqui no sítio Poço Dantas tem mais de 10 anos que eu faço o cadastramento no programa. É um trabalho que eu gosto, aqui na comunidade cadastramos em torno de 70 agricultores", afirma a agricultora.