Durante a campanha Agosto Lilás, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio do Centro de Referência da Mulher (CRM), realiza oficinas para tratar sobre a Lei estadual Drink La Penha, que ajuda mulheres sob risco de violência em bares e restaurantes. A atividade é voltada para garçons e garçonetes de estabelecimentos do município do Crato.
Na última sexta, 12, funcionários do Crato Tênis Clube participaram da oficina, onde conheceram a referida lei que tem como intuito promover instrumentos de auxílio para mulheres em situação de violência. Cerca de 21 estabelecimentos irão receber a referida oficina.
Segundo a Lei Nº 17.816, bares, restaurantes, casas noturnas, lanchonetes e estabelecimentos congêneres deverão fixar cartazes informando a disponibilidade do drink La Penha. Ao final do aviso do cartaz, deverão constar os mecanismos de denúncia da rede de proteção para as mulheres.
Para Crismone Carvalho, garçom há 20 anos, a realização de oficinas como essa vai poder auxiliar quando funcionários presenciarem situações de violência entre casais, e para quais órgãos devem ser direcionadas as denúncias. "Agora a gente vai saber direcionar o local certo pra poder chamar e ajudar essa pessoa, para ela não ficar em vão, e a gente de mãos atadas", ressaltou.