Com a participação da população cratense, foi dado continuidade na terça-feira, 02, as audiências públicas para discussão sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023. O momento aconteceu na escola Antônio José Soares, no distrito de Monte Alverne.
Na ocasião, moradores do referido distrito, de comunidades vizinhas e órgão público puderam interagir na construção dos projetos para o desenvolvimento local, e debater as propostas para serem encaminhadas e votadas posteriormente como prioridade.
Em sua fala, o secretário de Finanças e Planejamento, André Carvalho, explicou como se dá todo o processo para a elaboração da LOA, qual a sua finalidade, a estrutura do orçamento, e a importância da realização das audiências para a discussão e o planejamento dos projetos para as comunidades. "É de grande importância a população participar da composição do nosso orçamento. Para que, de forma democrática e participativa, as propostas sejam exercitadas", disse.
Conduzindo a audiência pública, o facilitador Joelmir Pinho repassou todas as orientações necessárias e a metodologia de trabalho para facilitar o entendimento da população de como cada comunidade pode participar da construção e aplicação da LOA.
Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, onde colocaram as prioridades da sua localidade, e os anseios. As propostas apresentadas foram debatidas com o poder público, representantes do Legislativo, e sociedade civil, para que possam estar nas prioridades dos investimentos municipais.
Para Neusa Pereira, moradora da comunidade Vila Nova, a realização de momentos assim engrandecem a participação dos cidadãos, e também os debates para que cheguem melhorias para as localidades do nosso município.
Bela Vista
Nesta quarta-feira, 03, a audiência pública será realizada no distrito da Bela Vista, na escola Sônia Callou, a partir das 14h.