Nesta sexta-feira, 15, o vice-prefeito André Barreto participou da audiência pública sobre Políticas Públicas de Manejo dos Resíduos Sólidos e os Consórcios Públicos, realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa, em Juazeiro do Norte. Também foi discutida a implantação de iniciativas na área ambiental do Estado do Ceará.
A discussão sobre o manejo de resíduos sólidos, que passará por todas as macrorregiões do Estado, é uma iniciativa da Frente Parlamentar pelos Consórcios Públicos de Manejo dos Resíduos Sólidos, presidida pelo deputado Acrísio Sena (PT). A frente foi criada com o objetivo de promover a articulação entre os poderes, gestões municipais e a população em volta de políticas públicas ambientais que resultem na erradicação dos 311 lixões existentes no Estado.
O vice-prefeito parabenizou a iniciativa e disse que a audiência acontece em um momento muito oportuno, quando o Cariri avança com o Consórcio para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana do Cariri (Comares Cariri). "Tenho esperança que o fim do lixão será uma realidade no Cariri. São 15 anos nessa discussão, nessa luta", comenta.
Para Acrísio Sena, a saída, no momento, é montar estruturas para o descarte correto. "A nossa luta é pela redução e posterior extinção de cerca de 300 lixões que existem no Ceará. O processo é muito caro e a única saída possível é a organização dos municípios em consórcios, para montar estruturas de coleta seletiva e aterros sanitários. A intenção da Frente é justamente reforçar a importância dos consórcios junto aos municípios e a sociedade", pontuou.
O encontro também contou com a presença e contribuição do secretário executivo do Comares Cariri, Francisco Brito Júnior, que apresentou os avanços do consórcio no Cariri; e ainda, do secretário adjunto de Urbanismo e Meio Ambiente do Crato, Stephenson Ramalho.