O município do Crato recebeu na quarta-feira, 29, em Fortaleza, a certificação de Município Cearense Promotor de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa. O reconhecimento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), é dado aos municípios que adotam políticas de proteção e promoção dos direitos humanos.
O título é concedido como forma de promover a interiorização de políticas públicas, estimular o fortalecimento de ações e maior participação social dos municípios no planejamento, acompanhamento e avaliação das políticas do idoso nas áreas da assistência social, saúde, educação, cultura, turismo, infraestrutura e outras, em todo o Estado.
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, para obter essa certificação, o município precisa criar e comprovar o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, elaborar um diagnóstico social, político, epidemiológico, demográfico, realizar um mapeamento de toda a rede de atenção a pessoa idosa, tanto na área da assistência social, saúde e nada educação, e construir esse plano, um plano a ser executado por várias políticas públicas dentro do nosso município. "Após a construção desse plano, ele foi apresentado ao referido conselho, aprovado e encaminhado para o Governo do Estado. Depois de avaliado, foi emitida essa certificação", frisou.
A construção do plano teve a participação efetiva das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Cultura, de Esporte, e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), onde foram pontuadas atividades envolvendo os idosos do município.
Na ocasião, a secretária de Saúde, Marina Feitosa, e a conselheira e membro do CMDI, Janaína Norões, estiveram representando o Município, e receberam a certificação.