Finalizando as discussões do processo participativo para revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do município do Crato, foi realizada na quarta-feira, 08, no auditório da Prefeitura do Crato, a última oficina participativa. Os encontros foram realizados pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente.
Nesta oficina, teve uma especificidade: pensar a cidade sob a ótica das crianças e o seu desenvolvimento. Na ocasião, os consultores da Rede Urban95, Tiago Brito e Ana Maciel, apresentaram o que é a Urban95, e alguns planos, estratégias e demandas trabalhadas na perspectiva da primeira infância. A Urban95 é uma iniciativa internacional que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles.
Participando da oficina, a primeira-dama do município, Aldalice Pinheiro, ressaltou que a primeira infância é ver como vai funcionar nosso país, nosso estado, e o nosso município. "Pensar ações para as crianças faz a diferença".
O vice-prefeito André Barreto frisou a importância de unir as duas discussões: a do Plano Diretor com a do Plano Municipal da Primeira Infância. "Juntar esses dois processos agora é fundamental para que os cidadãos procurem ações que trabalhem o coletivo, a preservação dos espaços. Vai nos dar bons frutos", disse.
Dentre as sugestões apontadas, ampliação dos CRAS; parcerias com entidades que estão inseridas nos territórios mais vulneráveis; redistribuição dos equipamentos públicos nesses territórios; implantação de uma comissão para acompanhar o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI); pensar ações para os distritos; dentre outras.
Entender a dinâmica do município, suas prioridades e projetá-lo para os próximos 20 anos. Esse foi o objetivo da realização das diversas oficinas para a elaboração do Plano Diretor do Município. Para abrilhantar o momento, alunos do CEI Manoel Almino fizeram uma apresentação musical. Também estiveram presentes no encontro, secretários municipais, técnicos de diversas secretarias, e representantes da URCA e da Unileão.
Após a oficina, a equipe da Rede Urban 95 se reuniu com o vice-prefeito e a primeira-dama, onde discutiram sobre as atividades que já propostas, elencaram outras, e em seguida, visitaram a Escadaria da Sagrada Família, local que recebeu uma intervenção artística.