Entender a dinâmica do município, suas prioridades e projetá-lo para os próximos 20 anos. É esse o desafio proposto aos participantes do processo participativo para revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do município do Crato.
Nesta quarta-feira, 8, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente realiza a última oficina participativa, com uma especificidade: pensar a cidade sob a ótica das crianças e o seu desenvolvimento. A reunião acontece no auditório da Prefeitura do Crato, com a equipe do Programa Urban95 e contará com a presença da primeira-dama, Aldalice Pinheiro.
Urban95 é uma iniciativa internacional que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles.
Neste dia 7, participaram das reuniões os representantes do setor Agropecuário, Agroecologia, dos órgãos de Assistência Técnica, Sindicatos, Federações e Associações Comunitárias, Grunec, além da população dos bairros Alto da Penha, Mutirão, Vila Lobo, Pantanal e Pinto madeira.
Dentre as sugestões apontadas, estão a ampliação das calçadas para melhorar a mobilidade, definir e fiscalizar faixa de domínio vicinais, identificar e ampliar o número de passagens molhadas, melhorar a conservação das estradas rurais, ampliação e melhorias na rede elétrica, água e esgoto, com foco na energia sustentável, coleta seletiva, projeção dos loteamentos com projeto de saneamento básico, além de implantação de um programa efetivo de Educação Ambiental, dentre outros.
Participação online
Para ampliar a participação da população na construção do novo Plano Diretor, além das oficinas, um formulário on-line está disponível no link https://bit.ly/3x0JMMN. Ele também pode ser acessado no site oficial da Prefeitura do Crato. É simples, rápido e serve para o cidadão ou cidadã manifestar suas opiniões e ajudar neste processo tão importante.