O processo participativo para revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) e da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do município do Crato chega a sua última semana, com a realização de três oficinas participativas.
A primeira delas acontece nesta terça-feira, 7 de junho, a partir das 8h30min, no Auditório do Geopark Araripe, reunindo representantes dos setores agropecuário, agroecológico, dos órgãos de assistência técnica, sindicatos, federações, associações comunitárias e GRUNEC. Já a tarde, a partir das 14h, na Pastoral do Menor, se reúnem as comunidades do Alto da Penha, Mutirão, Pantanal, São Miguel, Pinto Madeira, Santa Luzia, Centro e Palmeiral.
Para o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, George Borges, os encontros têm contado com diversas representações da sociedade civil e moradores das localidades, enriquecendo o diálogo de como deve ser o Crato daqui a 20 anos. "Esse é o momento de opinar, de sonhar, de projetar a cidade que queremos. E esse diálogo aberto vai proporcionar um plano diretor que reflita às necessidades da população", comentou.
Programação
A última oficina será realizada com a equipe técnica e membros do Urban95, iniciativa internacional que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. A reunião acontece no dia 8 de junho, no auditório do Geopark Araripe, a partir das 9h30. O Crato também será pensado sob a perspectiva dos bebês e de suas famílias.
Participação online
Para ampliar a participação da população na construção do novo Plano Diretor, além das oficinas, um formulário on-line está disponível no link https://bit.ly/3x0JMMN. Ele também pode ser acessado no site oficial da Prefeitura do Crato. É simples, rápido e serve para o cidadão ou cidadã manifestar suas opiniões e ajudar neste processo tão importante.