As oficinas de revisão do Plano Diretor do município do Crato seguem de forma participativa, integrando diferentes setores da sociedade. Nesta quinta-feira, 02, empresários e lojistas participaram da atividade proposta pela Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), que foi realizada no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), do Crato.
Desde o dia 18 de maio de 2022, começaram os encontros nas comunidades para revisão do Plano Diretor e da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do município do Crato. De acordo com o Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, George Brito, esse é um momento de pensar a cidade que queremos para os próximos vinte anos. "Hoje estamos reunidos com os lojistas, construtores e industriais, um público que nos procura diariamente na Secretaria de Meio Ambiente. As demandas que estão sendo levantadas serão analisadas para inclusão no projeto de Plano Diretor do município", afirma o Secretário.
Pensar a cidade de forma inclusiva, com sinalização, rampas e toda estrutura voltada foi um dos pontos sugeridos pelo público. Outra pauta proposta foi a revisão do zoneamento, para permitir construção de imóveis e prédios de forma mais acelerada e focada no desenvolvimento urbano.
No urbanismo também foi discutida a instalação de novos sinais de trânsito, rede de energia elétrica submersa com calçadas projetadas para retirada de postes. "Precisamos pensar o município de forma inclusiva. Quando se fala em planejamento se pensa só no território, mas é necessário pensar em todo o espaço municipal para ser melhor utilizado em todas as épocas do ano e dias da semana, fluxo na rotina, mas também nas férias e dias festivos", afirma a Coordenadora Técnica da empresa Geotecnologia, Sistemas e Aerolevantamentos, Adriana Quedas.
Melhorias ambientais para a cidade
Na manhã do dia 31 de maio foi realizada mais um encontro da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM). A Reunião Setorial com Instituições de Ensino Médio e Superior aconteceu no Auditório do Geopark Araripe com a presença do vice-prefeito André Barreto. Na ocasião o agrônomo Nivaldo Soares apontou tópicos a serem estudados e reorganizados como: áreas verdes e protegidas, fauna, poluição/lixo, áreas de risco ou que devem ser preservadas, recursos hídricos, desmatamento e queimadas entre outros.
O professor da Universidade Regional do Cariri, URCA, Rafael Celestino, o secretário adjunto de Meio Ambiente do Crato, Stephenson Lacerda, e a professora Otonite Cortez, consensuaram a necessidade de um estudo técnico fruto da união entre as secretarias municipais e nesse contexto elaborar um plano norteador para a cidade.
O Plano Diretor Municipal busca conciliar as ações das três esferas do poder público Municipal, Estadual e Federal, da sociedade civil e da iniciativa privada. O planejamento deve seguir diretrizes que atendam a necessidade coletiva da cidade, sobretudo dos setores de maior vulnerabilidade. Serão realizadas 16 oficinas até o dia 8 de junho, no propósito de ouvir anseios e questionamentos da comunidade e seguir com um plano de desenvolvimento.
Ainda dá tempo de participar.
Para ampliar a participação da população na construção da revisão do plano diretor, além das oficinas, acesse o formulário é simples, rápido, e serve para você manifestar suas opiniões e nos ajudar neste processo importante. O questionário pode ser acessado na página da Prefeitura, através do www.Agradecemos desde já sua colaboração!
Acesse o link https://crato.ce.gov.br e opine sobre a sua cidade: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwxGEDJDn_SJxyGgj97Y12CzZRFsfIEg4GelswddUk2Dlkpw/viewform