O projeto Agente Jovem Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, em parceria com a Prefeitura do Crato, tem gerado cada vez mais ações em prol da melhoria do meio ambiente local ao mesmo tempo que tem gerado renda e atividades em muitas comunidades da cidade e seus distritos.
"Já são mais de R$ 200 mil investidos em bolsas aos Jovens do Programa AJA. O município do Crato, em parceria com o Estado, coordena ações de educação, proteção e fiscalização ambiental, além da conscientização das comunidades sobre a importância de um meio ambiente seguro e protegido. Com a proximidade da Semana do Meio Ambiente, que acontece no próximo mês de junho, a programação para mais atividades e benefícios tem se intensificado", afirma Milena Borba, fiscal ambiental, gerente do Programa em Crato.
Atividades voltadas ao cuidado com o descarte de resíduos sólidos através da produção de lixeiras de baixo custo, reflorestamento de áreas com árvores nativas e criação de hortas e farmácias vivas comunitárias, palestras e oficinas em escolas, atividades de educação ambiental nos pontos turísticos do Crato e proteção animal, são exemplos dos diversos projetos elaborados e executados por ação dos Jovens AJAs.
O secretário de Urbanismo e Meio Ambiente do Crato, George Borges, ressalta a importância das ações e a vasta contribuição que o Projeto AJA tem realizado no município. "A integração das ações do Projeto AJA com as demais atividades realizadas pelo Crato no âmbito do meio ambiente é projeto estratégico da gestão municipal, e mostra que, com o envolvimento dos jovens e das comunidades, somos capazes de transformação no nosso meio. Tem sido alvo da gestão a busca pelo equilíbrio do meio ambiente, bem como o uso e exploração adequada dos recursos, sempre com muito zelo e muito compromisso", afirma Borges.