A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), promoveu na quinta-feira, 12, na escola José Alves, formação para conselheiros tutelares sobre o uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). A atividade contou com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).
O SIPIA é um sistema de registro de informação das violências e violações de direitos das crianças e adolescentes, operacionalizado pelos Conselheiros Tutelares, visando possibilitar a mais objetiva e completa leitura possível da queixa ou situação da criança ou adolescente.
A formação foi ministrada pela Técnica Operacional do SIPIA, Nila Veloso, onde a mesma destaca que o referido sistema é de grande utilidade nas ações do Conselho Tutelar. "Com esse sistema, os conselheiros terão como tirar estatísticas de violação de direitos, onde irão auxiliar a gestão na elaboração de políticas públicas", disse.
Participaram da formação, conselheiros tutelares dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Missão Velha.