A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, vem aumentando a procura de atendimentos à população cratense. A Sala do Empreendedor é uma estrutura oferecida pela Prefeitura ao Microempreendedor Individual (MEI) para facilitar os processos de abertura de empresas, regularização e baixa. A sede está localizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e funciona na Rua Dr. Miguel Limaverde, 562 Centro, das 8h às 12h e das 13 às 15h, de segura à quinta-feira.
A Sala tem como objetivo servir como canal de interação com os cidadãos empresários, tornando de forma simples e menos burocrática o processo de registro e licenciamento de empresas, assim como abertura de MEI, renegociação de débitos e declaração anual.
De acordo com o secretário da pasta, Ary Filho, para quem busca uma oportunidade de negócio próprio ou atua na informalidade, registrar-se como Microempreendedor Individual (MEI) pode ser uma ótima alternativa. "Todo mundo conhece alguém que trabalha como eletricista, costureira, barbeiro, manicure, doceira, boleira, pedreiro, artesão, professor particular que dá aulas em casa, e muitos outros empreendedores que, normalmente, não pagam tributos, mas também não têm os direitos previdenciários ou benefícios de quem é legalmente formalizado. Esses profissionais que trabalham por conta própria têm a chance de conquistar sua cidadania, formalizando um pequeno negócio com menos burocracia, gratuitamente, de forma rápida e segura", explica o secretário.
Os números da Sala do Empreendedor registrados até o momento fortalecem a previsão de que o ano de 2022, deve superar os serviços. Além da redução da carga tributária, o MEI foi contemplado com uma série de vantagens para reduzir a burocracia com relação aos mecanismos de formalização (registro empresarial, inscrições fiscais e licenciamento da atividade) e também de apuração e pagamento de tributos.