O Teste da Linguinha é uma das triagens neonatais que todo recém-nascido deve receber nos primeiros dias de vida. Por meio desta avaliação, é identificado se há algum problema no freio da língua, que pode comprometer a amamentação, além da fala e da deglutição. Atualmente, a Prefeitura do Crato, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas, equipamento da Secretaria Municipal de Saúde, está capacitando os cirurgiões-dentistas da Estratégia da Saúde da Família, para realização dos testes nas Unidades Básicas de Saúde.
"A capacitação dos profissionais é importante para facilitar o acesso da população ao Teste da Linguinha, que deve ser realizado logo nos primeiros meses de vida do bebê por um profissional habilitado", comenta o coordenador do CEO Municipal, Dr. João Henrique Xenofonte.
Com a habilitação de mais profissionais, o município passará a oferecer outros pontos de referência para o procedimento. "O nosso município é muito extenso e a ampliação dos profissionais habilitados para a realização do teste da linguinha vai facilitar o acesso das famílias, garantindo que todos os recém-nascidos realizem o teste em tempo hábil", explica a secretária de Saúde em exercício, Milenna Alencar.
Mais conhecido como "língua presa", a alteração no frênulo da língua em bebês pode dificultar a amamentação, levando ao desmame precoce.