Compartilhar conhecimento é incentivar transformações e crescimento, transformar realidades, impulsionar o melhor das pessoas. Comprometida com a contínua formação dos servidores públicos, a Prefeitura do Crato, através da Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM) trabalha para ampliar a oferta e estrutura de serviços que valorizam o profissional que se dedica a servir ao público.
Durante os dias 7 e 8 de abril foi realizada a primeira sessão do projeto "Coaching Qualifica - Team Coaching" - Coaching Integral Sistêmico, no auditório da Prefeitura Municipal. O trabalho foi realizado em grupo para os gestores das Unidades Administrativas (Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Escolas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro Pop, Restaurante Popular, Casa de Acolhimento) com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades interpessoais e intrapessoais com foco no atendimento de excelência, e produtividade, alimentando o pensamento criativo e melhorando de forma significativa a alta performance e a qualidade do trabalho.
Coaching Integral Sistêmico no Serviço Público
O projeto "Coaching Qualifica" é uma das opções de formação em serviço ofertada pela EGPM, para estimular maior eficiência e celeridade no serviço público. "A proposta do projeto é fazer com que os servidores identifiquem o seu estado atual, através da consciência, autorresponsabilidade, visão positiva de futuro, utilizando ferramentas poderosas e comprovadas para conduzí-los ao estado desejado, através de planos de ações para onze áreas da vida", explica a Diretora Executiva da EGPM, Águeda Leite Duarte, Master Coach do projeto.
O Coaching Qualifica foi subdividido em quatro grupos (Team Coaching), com o total de 103 participantes (coachees) e carga horária de 226 horas, distribuídas em dez sessões presenciais de 2 horas e 30 minutos e mais uma hora de estudo diário não presencial. "Se faz necessário que os profissionais se adaptem às mudanças e a EGPM acompanha esse desenvolvimento buscando o engajamento dos servidores", afirma Águeda.
A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Alta, Tarcilia Vieira Alencar, destacou a importância para o desenvolvimento no trabalho, seja individual ou coletivo. O Team Coaching também contou com a participação do médico Bruno Alencar, Master Coach Integral Sistêmico e com o apoio técnico da EGPM, através da Coordenadora Pedagógica, Crisna Roberta e da Analista de Gestão, Claudina Duarte. A oferta de capacitações pela Escola de Gestão Pública Municipal será contínua.