Neste período da quadra chuvosa, recebemos uma visita indesejada em nossas casas: o mosquito Aedes Aegipty. Ele é causador das doenças dengue, chikungunya e zica. Desde o início do ano, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e seu Núcleo de Endemias, vem intensificando as ações de prevenção e combate.
Nesta quarta-feira, 30 de abril, a equipe de Endemias recebe o apoio dos estudantes da Escola Maria Yara de Brito (Caic) na sensibilização da população da localidade para a eliminação dos focos do mosquito. Uma caminhada será realizada, às 8 horas, pela unidade escolar, envolvendo diversos atores sociais locais.
"O objetivo é sensibilizar a população que este trabalho deve ser em parceria, poder público e a própria população. Grande porcentagem dos focos do mosquito são encontrados em quintais e terrenos particulares. Então, se pelo menos uma vez por semana cada morador fizer uma vistoria em seu imóvel, eliminar os recipientes que acumulem água, os focos, vamos diminuir a incidência do mosquito e doenças por ele causadas", comentou Edmilson do Nascimento, supervisor do Núcleo de Endemias do Crato.
A caminhada, com saída da Escola Maria Yara de Brito (Caic), percorrerá a rua principal do bairro, levando a mensagem da prevenção. Participam os estudantes do Caic, do Programa Saúde na Escola (PSE), do CRAS Batateira, Saaec e endemias.