Uma ação denominada Volta na Floresta Nacional do Araripe (FLONA) dentro da programação da Semana Nacional da Água e da Árvore, aconteceu no último domingo (27) com diversas atividades para população, pedalada, caminhada, teatro de fantoches e apresentação musical, dentre outras, num ambiente natural em meio à Floresta Nacional do Araripe
- FLONA.
Promovido pelo Programa de Educa
ção Hidroambiental da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato - SAAEC em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente do Crato e o Colégio Diocesano, o evento teve por objetivo educar e conscientizar à população sobre a importância de preservação das florestas e o uso consciente da água, além de oportunizar saúde, bem-estar e cultura para as famílias da região do Cariri.
A alegria estava estampada no rosto das mais de 100 crianças, acompanhadas por seus pais, que participaram do evento e lançaram sementes para reflorestamento da chapada. Os pais também estavam maravilhados. Lucas Lima, pai do Pedro Davi, estudante do Infantil IV, considerou muito importante a proposta de fazer a integração das crianças com a floresta. "Entender a relação do meio ambiente, do cuidado, da proteção favorece a formação da criança", afirmou Lucas.
Outras atividades foram desenvolvidas no decorrer da semana para marcar os dias mundiais da água e das florestas e das árvores, celebrados em 21 e 22 de março, respectivamente, preparando o terreno para o encontro na FLONA. Oficinas de bombas de sementes, pequenas bolas feitas de barro e esterco com sementes em seu interior utilizadas para o reflorestamento da Chapada do Araripe, foram realizadas com alunos dos colégios Diocesano e Estado da Paraíba, como também a realização de parada ambiental com distribuição de 400 mudas nativas e mais de 1.000 unidades das bombas de sementes produzidas.
Sobre a SAAEC - Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato
A SAAEC
- Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato, fundada em 10 de agosto de 1963 tem por objetivo distribuir água tratada e de qualidade para toda população cratense, além de ser responsável pelo saneamento da cidade do Crato. A empresa foi criada na forma de uma sociedade de economia mista destinada a planejar, projetar, executar os serviços públicos de abastecimento de água e sistemas de esgotos sanitários no município do Crato.