A Secretaria Municipal de Saúde do Crato, em parceria com Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, realiza nos dias 28 e 29 de março, de 8h às 17h, a Oficina de Coleta de Dados para a Implantação da Vigilância dos Fatores de Risco e Proteção para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). O encontro será realizado no Auditório da Bioprospecção, na Universidade Regional do Cariri, campus Pimenta.
A iniciativa tem como principal objetivo o fortalecimento do sistema de vigilância dos fatores de riscos em populações nas faixas etárias de 30 a 69 anos no município. As DCNT são doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas e representam um dos principais desafios de saúde pública, tanto pela alta prevalência como pela rapidez com que adquiriram destaque como principais causas de morte no Brasil e no mundo.
Os Agentes Comunitários de Saúde já atuam na aplicação de instrumentos que coletam dados como morbidade referida, estado nutricional, consumo alimentar, consumo de bebida alcoólica, atividade física e tabagismo, para coletar informações acerca dos hábitos e comportamentos de risco da população que estejam propiciando o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
Com base nesses indicativos, será possível realizar o monitoramento contínuo da ocorrência das DCNT e seus fatores de risco de tal forma que os gestores e profissionais de saúde tenham subsídios para elaboração de políticas públicas efetivas de promoção da saúde.