O Dia Internacional da Mulher na região do Cariri foi marcado pela inauguração da Casa da Mulher Cearense, realizada na tarde da última terça-feira, 08. O equipamento é fruto das reivindicações de mulheres na luta por igualdade de gênero e por políticas públicas de combate à violência doméstica, e está localizado no município de Juazeiro do Norte.
Sob coordenação da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a Casa da Mulher Cearense vai atender os 29 municípios da Região do Cariri, garantindo um espaço seguro e acolhedor para que as mulheres denunciem as agressões vividas e encontrem um atendimento humanizado.
O equipamento será coordenado pela cratense Mara Guedes, personalidade que milita nos movimentos de luta pelos direitos das mulheres na Região do Cariri. "Estamos aqui, inaugurando esse grande equipamento que irá vencer a violência contra a mulher no Cariri. Nós precisamos investir no enfrentamento da violência contra a mulher", disse.
O governador Camilo Santana relatou como surgiu a ideia de criar a Casa da Mulher Cearense em várias regiões do estado, e comunicou que serão entregues seis equipamentos como este. "Nós não podemos mais permitir violência contra a mulher em pleno século 21. Basta de violência contra a mulher. Aqui é um espaço para acolher, proteger, capacitar, e viabilizar recursos para esse público", ressaltou.
A Casa da Mulher Cearense no Cariri é a primeira instalada no interior do Estado e reunirá serviços da rede de proteção da Mulher. No local, funcionará Serviço Psicossocial, Centro de Referência, Central de Transporte, alojamento provisório, Defensoria Pública, Ministério Público, Delegacia de Defesa da Mulher, Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, sendo ao todo, 15 órgãos parceiros que atuam pela causa das vítimas.