Planejar a cidade, ampliar as vias de acesso e oferecer soluções para o trânsito é uma forma de melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Nesta perspectiva, a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, deu início ao diálogo sobre o Plano de Mobilidade Urbana do Crato, que será realizado em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA).
A perspectiva da administração municipal é desenvolver um plano que dialogue com os municípios circunvizinhos. De acordo com o Secretário Adjunto de Urbanismo e Meio Ambiente, Stephenson Ramalho, o estudo irá considerar as cidades vizinhas (Juazeiro do Norte e Barbalha). "O Plano de Mobilidade Urbana inclui desde a parte de deslocamento dentro do município e entre os municípios, acessibilidade às pessoas com deficiência, ciclovias e passeios para pedestres se locomoverem em segurança. Fazendo com que a gente tenha uma cidade planejada, e pensada para o deslocamento", afirma.
Outro ponto de destaque no estudo é tornar a cidade planejada e com baixa emissão de carbono, oferecendo opções alternativas de deslocamento. Dessa forma, será viabilizado vias alternativas para o deslocamento a pé ou com transporte sustentável.
Em reunião com o Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, George Borges, o Reitor da UFCA, Ricardo Ness, destacou a necessidade de se repensar a mobilidade urbana e melhorar a dinâmica de deslocamento no triângulo CRAJUBA. "As cidades incham, crescem de forma desordenada. Precisamos reorganizar a mobilidade das pessoas de forma a se pensar desde as calçadas, torna-las acessíveis, até o transporte coletivo que realmente chegue próximo das moradias. Encontrar soluções é o objetivo deste plano", afirma o Reitor.