Acompanhado pelos pais, Cícero e Daniele Santos, o pequeno Davi, de 5 anos, foi receber a sua primeira dose contra a Covid-19, nesta terça-feira, 25, no Centro de Especialidades do Crato. A Prefeitura deu início a esta nova etapa da vacinação, que ocorre simultaneamente à vacinação dos demais públicos.
Conforme os cadastros na plataforma Saúde Digital, em Crato, cerca de 150 crianças sinalizaram, no ato do cadastro, a condição de deficiente. Destas, apenas 50 compareceram à convocação na tarde de terça, entre elas Davi.
Os pais comemoraram a vacinação e torcem para que seu filho possa retornar à escola, local que ele morre de saudade. "Esse período foi muito desafiador. Primeiro porque a gente tinha muito medo que ele contraísse a doença. Ele ficar em isolamento na condição dele, que é autista, é muito difícil. E também esse isolamento em casa de quase 2 anos, sem poder sair, ir à escola, é muito difícil. Ele ficou muito estressado em alguns momentos e pede para voltar para a escola. Depois da segunda dose ele vai poder voltar. A vacina está chegando em boa hora", comentou o pai Cícero Santos.
A aplicação das doses é feita por equipes da Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No ato, a criança recebe um certificado de coragem, para reafirmar a importância da vacinação dos pequenos. Oliver Manuel, de 8 anos, também foi vacinado e recebeu seu certificado, mas confessou: "doeu um pouco, mas tá tudo bem". Como os profissionais de saúde costumam comentar, é uma picadinha de amor, esperança e saúde.
Cadastro
A Prefeitura do Crato reforça que, para ter acesso ao agendamento da vacinação, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/). No caso das pessoas que não possuem acesso à internet ou que tenham alguma dificuldade para realizar seu cadastro, a Secretaria Municipal de Saúde indica procurar uma Unidade de Saúde mais próxima, uma escola municipal ou mesmo o CRAS.