Com destaque para a macrorregião do Cariri, no Sul do Estado, o segundo encontro regional do Move Ceará aconteceu nesta terça-feira, 11, no auditório do CEJA Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira, localizado no Crato. O encontro reuniu lideranças do agronegócio e agricultura familiar, turismo, saúde e logística, além de outros representantes do setor produtivo local para dialogar acerca das áreas prioritárias da região, composta por 29 municípios.
Uma iniciativa da TrendsCE, plataforma especializada em comunicação e desenvolvimento de negócios, com o patrocínio da Assembleia e o apoio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, o Move Ceará buscou ouvir os principais agentes da economia do Cariri em encontro no município do Crato. A reunião com o setor produtivo foi segmentada em dois momentos distintos: durante a manhã, o Move Ceará ouviu o setor do agronegócio e do turismo. Durante a tarde, o encontro priorizou os setores de saúde e de logística.
O prefeito do Crato, José Ailton de Sousa Brasil, esteve presente no evento. "Essa discussão é importantíssima porque atravessamos uma crise sanitária e econômica. Esse tema nos instiga para que a gente possa ver caminhos e formas de atravessar esse momento de dificuldades. Contamos com a força do legislativo para isso", salientou.
O evento reuniu 25 representações do Agronegócio e Agricultura Familiar e Turismo, de manhã e cerca de 22 representantes dos setores de logística e saúde. Entidades como Sindsaúde, Sindicato Dos Trabalhadores E Trabalhadoras Rurais Orgânicos E Ecológicos Do Cariri (Sinttrocel), Sebrae e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Crato estiveram presentes.
Áreas prioritárias
O reconhecimento das potencialidades regionais e a expansão da atividade agroindustrial, o incentivo à formação de cooperativas e associações do agronegócio e a criação de planos de saneamento básico para melhoria da qualidade de vida dos moradores e agricultores familiares foram alguns dos destaques da primeira parte do encontro, que aconteceu durante a manhã.