A Prefeitura Municipal do Crato iniciou nesta segunda-feira, 03, o sistema de frota compartilhada de forma pioneira no Ceará, possibilitando a integração de todos os veículos para a realização dos serviços de forma mais dinâmica. O novo sistema possibilitará mais economia de combustíveis e manutenção dos veículos.
O Secretário de Administração, Robério Alves, afirma que essa é a concretização de um planejamento, já que no final do ano passado conseguiu efetuar o processo de licitação. "Vai haver um acompanhamento e cadastramento dos veículos. Esse monitoramento é importante. A intenção é economizar combustíveis e manutenção, mas principalmente reduzir o tempo que cada servidor leva para resolver alguma demanda", afirma.
O projeto nasceu a partir de uma necessidade da gestão de otimizar os serviços. "O compartilhamento se faz necessário porque o veículo vai estar à disposição de todos em tempo real. Se o motorista está num local que não possa atender, vai justificar.
A empresa responsável pelos serviços será a Futuro Tecnology, do empresário Cícero França. Ele disse que o sistema é bem prático e intuitivo e agradeceu à administração pela iniciativa. Conforme o empresário, o sistema será utilizado com o aplicativo, pelas centrais de chamadas, e através de uma central única, com uma pessoa da Prefeitura recebendo os pedidos de viagens programadas. Cada secretaria manda a solicitação para central e já programa os endereços para esses sistemas.
Nesta segunda, o novo sistema iniciou com 18 motoristas. Serão 56 ao todo, e os telefones foram repassados aos motoristas e secretarias municipais em solenidade na última sexta-feira, com a presença do Prefeito municipal, Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito, André Barreto, além de secretários municipais. O veículo registra todo o trajeto do motorista, gera um relatório diário, para que o poder de resposta seja maior, alinhado com a Secretaria, no processo de otimização. O vice-prefeito, André Barreto, afirma que a gestão se preocupa com a correta aplicação dos recursos públicos. Ele ressalta que a frota compartilhada se trata de uma prática de utilização do patrimônio de forma integrada e destaca o pioneirismo do Crato.
O Prefeito Zé Ailton Brasil, agradece a todos pelo serviço inovador e tem o objetivo de otimizar os serviços e dar maior velocidade à gestão, para que todos possam usufruir dos serviços. "Os veículos do município precisam ser compartilhados e deve ser disciplinado o seu uso", afirma. A principal finalidade com esse novo sistema é oferecer as melhores condições para prestação de serviço, rodovias com mobilidade e mais economia, evitando desperdício.