O Município do Crato está engajado na campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A Prefeitura tem apoiado as ações do Conselho Municipal de Direitos da Mulher Cratense (CMDMC), com foco no protagonismo feminino. Nesta quarta-feira, 08, as atividades foram realizadas junto com as mulheres da comunidade rural do Assentamento 10 de Abril.
A abertura do evento na zona rural foi realizada pela presidente do CMDMC, Jaiane da Silva, e contou com as presenças do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, do vice-prefeito, André Barreto, do secretário municipal de Desenvolvimento Agrário, Carlos Freires, e do vereador Pedro Lobo. Nas suas falas, todos enfatizaram a importância de que homens e mulheres se unam pelo fim da violência doméstica.
O encontro começou com um café da manhã colaborativo, feito pelos moradores da própria comunidade na sede da associação. Em seguida, foi promovido um debate sobre os tipos de violência que a mulher pode sofrer. De acordo com a estudante Maria Suzana Gomes Tomás, liderança jovem do assentamento, há mulheres que sequer sabem que estão sendo vítimas de violência. "É importante para a mulher saber, ter noção do que é a violência. Porque, em muitas falas, a gente vê a mulher se minimizando, ela sendo vítima e ainda se culpando", afirma Maria Suzana.
O evento promovido na zona rural faz parte de um esforço do CMDMC em levar o debate para as mulheres do campo. "É importante para a nossa comunidade porque nós temos um histórico de resistência e luta pelas mulheres, que têm uma participação muito grande, desde a ocupação, ali no Caldeirão, até a ida para o parque de exposição. Somos nós, mulheres, que tomamos de conta dessas lutas em parceria com os nossos companheiros", explica a estudante.
No Crato, a campanha buscou formas inovadoras de debater a violência, como a Feira do Protagonismo Feminino, realizada no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti e que reuniu dezenas de empreendedoras, e ainda o Dia da Campanha do Laço Branco, que trata do engajamento dos homens na luta pelo fim da violência contra as mulheres.