Na noite de ontem, 30 de novembro, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizou a solenidade de celebração do Centenário Maestro Azul, e a comemoração dos 141 anos da Banda de Música do Crato. O evento aconteceu na Sede da Banda de Música, na rua José Carvalho, 384, no Centro, e contou com a presença do prefeito Zé Ailton Brasil, do vice-prefeito, André Barreto, de todo o secretariado municipal, dos representantes do Legislativo, os vereadores Mariângela Bandeira, Tancredro Ribeiro e Luís Carlos Saraiva, o presidente do Instituto Cultural do Cariri, Dr. José Flavio Vieira, a presidenta do Conselho Municipal de Cultura do Crato, Fabiana Vieira, secretários municipais e a comunidade em geral.
Durante o evento aconteceram apresentações da Banda de Música Mirim da Escola de Música Maestro Azul (EMMA), da Banda de Música do Assaré Manoel de Benta e da homenageada da noite a Banda de Música Municipal do Crato, regida pelo maestro José Bonifácio Salvador.
Ainda na ocasião, aconteceu o descerramento da placa em homenagem a Manoel Augusto dos Santos, o Maestro Azul, e a inauguração do Memorial da Banda de Música do Crato, com a descrição do histórico da homenagem feita pelo memorialista Huberto Cabral, além da homenagem ao músico da banda falecido, Carlos Renato de Sousa, com sala em seu nome. O momento foi de grande emoção para a família do músico, que esteve presente.
O Secretário de Cultura Amadeu de Freitas enalteceu a importância do momento, e fez a entrega simbólica dos novos instrumentos que a Banda de Música recebeu do Governo do Estado, através do Edital "Toda Banda de Música é uma Escola".
Para o prefeito Zé Ailton Brasil o momento é de celebrar ícones da cultura cratense "Não podemos esquecer que o Crato é sim uma cidade de arte e tradição, é preciso renovar o empenho e a dedicação em promover nossa rica cultura", destacou.