A Secretaria de Saúde do Crato informa que recebeu, desde o início de vacinação contra COVID 19, cerca de 212.023 doses efetivas de imunobiológicos.
O Município do Crato sempre esteve na vanguarda e protagonismo do processo de vacinação do Cariri. Dos municípios com mais de 100 mil habitantes do Estado do Ceará, sempre esteve em terceiro lugar como município que mais vacinou a sua população, o que comprova a eficiência do processo de planejamento e comprometimento com o processo de vacinação.
Mesmo com as diversas estratégias adotadas para operacionalização da vacinação desde o início da campanha, constata-se desafios de logística e adesão da população ao processo de vacinação, como abstenção nos agendamentos e abandono do esquema vacinal.
A SMS tem observado, nos últimos meses, baixa adesão da população para D2 de Pfizer, mesmo com abertura diária de agendas no sistema Saúde Digital e divulgação em massa na imprensa local e canais oficiais da Prefeitura.
O município realiza diariamente cerca de 1.500 doses de vacinas D2 só no Centro de vacinação, além de Unidades de saúde descentralizadas no território entre zona rural e urbana, estimando-se cerca de 1.800 doses de vacina/dia D2 realizadas no município.
Informamos que a vacina Pfizer é um imunobiológico sensível, que requer cuidados diferenciados no seu armazenamento. A Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (SESA) já entrega aos municípios as vacinas descongeladas para uso em até 31 dias, com armazenamento em câmara fria, seguindo o controle rigoroso de temperatura. Para garantir a integridade dos imunobiológicos, a SMS sempre realizou remanejamento dessas vacinas entre as remessas recebidas conforme autorização prévia do Estado para otimizar a utilização dos insumos.
A rede de frio da SMS sempre zelou pela integridade dos imunobiológicos e sempre realizou remanejamento dessas vacinas entre as remessas recebidas conforme autorização prévia do Estado para otimizar a utilização dos insumos.
Apenas no dia 29/10 a Secretaria Executiva de vigilância e Regulação em Saúde do Estado, através do memo circular 054/2021, sinalizou, diante dos episódios de perdas de vacina Pfizer por outros municípios cearenses, a autorização para remanejamento das doses próximas ao vencimento do período de armazenamento entre os municípios.
Dessa forma não houve tempo hábil para este remanejamento municipal devido já estar em prazo máximo de acondicionamento local.
Salientamos que, desde o início da vacinação, o Município do Crato possui índice de eficiência que supera 97% na aplicação de doses na população, o que lhe coloca nos primeiros lugares em todo o Estado do Ceará.
Informamos que a SMS segue com rigor todas as orientações e recomendações da Secretaria Estadual de Saúde, de modo que sempre buscará a melhoria da logística e da aplicação das doses de todos os imunizantes.