O plano conterá ações estratégicas do projeto Rede Urban95
Embasado no provérbio africano que diz "é preciso uma aldeia (cidade) inteira para educar uma criança", a iniciativa Urban95 avança em Crato, com a realização de mais uma etapa do projeto: a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância.
O encontro, que continua nesta sexta-feira, 5, no auditório do Senac Crato, reúne a equipe municipal para traçar as ações estratégicas a fim de incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços sociais executados pelo município.
O objetivo da Urban95 é o desenvolvimento integral das crianças, especialmente as mais vulneráveis, a partir da experiência das cidades. Desta forma, a cidade deve ofertar políticas públicas e infraestrutura para uma vida de qualidade.
"Recebemos com muita alegria a equipe do Instituto da Infância (IFAN), especialmente a Luzia Lafitte, que é referência para o tema da primeira infância. Um momento de muita participação das demais secretarias para a construção do Plano, para que ele possa se desdobrar em ações a favor das crianças de 0 a 6 anos, principalmente as mais vulneráveis do nosso município".
Dentre as diversas ações discutidas, destaque ao acesso a creches, com a ampliação do número de matrículas ofertadas; ao Sistema Único de Saúde, para promover uma vida saudável; além da promoção de uma cidade segura e acessível, e que proporcione uma infância repleta de ludicidade, através do brincar.
- Sonora de Ticiana Cândido, secretária de Desenvolvimento Social do Crato