A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e apoio do SESC promoveu, de 13 a 15 de outubro, uma programação itinerante com as Bibliotecas Pública Municipal e Luiz Cruz, comemorando a Semana da Criança. Foram realizadas diversas atividades lúdicas, artísticas e educativas, que incentivam habilidades manuais e o desenvolvimento neuromotor, além de conteúdos inclusivos e antirracistas, contações de histórias, brincadeiras, oficinas de desenho, pintura, oficina de Bonecas Abaiomy, rodas de Capoeira.
Cerca de 140 crianças entre 4 e 12 anos, da comunidade do Alto da Penha e das escolas públicas Gonzaga Mota e São Francisco, mães e professoras(es), participaram das atividades. De acordo com a assessora técnica da Secult Crato, Tammy Lacerda, essas ações estão dentro da proposta de potencialização do uso dos equipamentos culturais do município.
Ainda na sexta-feira, 15, as Secretarias de Cultura, Desenvolvimento Social e Esporte e Juventude, em parceria com o SESC realizaram, na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) , uma série de ações para as crianças, realizada através da Coordenação do equipamento. Cerca de 500 crianças curtiram cinema, apresentação de balé infantil, atividades recreativas, oficina de pintura entre outras diversões. O SESC levou oficina de arte com balões, pinturas, aplicação de flúor e disponibilizou orientações de saúde bucal.
"Foi uma tarde muito divertida e cheia de magia, ver o encanto e a alegria nos olhos daquelas crianças participando das atividades, recebendo as sacolinhas de guloseimas e lembrancinhas foi muito gratificante", destacou o coordenador do CEU, Flávio Rocha.
Participaram das atividades artistas e profissionais de educação e cultura, que atuaram como oficineiros nessas ações, a exemplo de Jéssica Monteiro, Eudivan Alves, Tio Flavinho, Sandra Rodrigues, Edilson Gomes, Luanna Araújo, Antônio Pirajá, Isabel Leal e o Coletivo Atuantes em Cena.
Para o secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas, o fomento da cultura na comunidade contribui de forma significativa, para que as crianças se apropriem de suas tradições, bem como do seu grupo social, e dessa forma se percebam parte de um coletivo, constituindo assim sua identidade.