Era fim de tarde, quando as moradoras do bairro São Miguel e adjacências começaram a chegar na Unidade de Saúde Tarciso Pinheiro. Ornamentado com a cor do mês, o rosa, o ambiente estava aconchegante e com uma boa movimentação. Lá estavam enfermeiros, médico, odontólogo, técnicos, agentes comunitários de saúde, todos prontos para receber as pacientes.
Foi um fim de tarde diferente e cheio de informações. Todas que compareceram passaram pela triagem e consulta médica, o objetivo é cuidar da saúde feminina. "O nosso objetivo é divulgar informações sobre o câncer de mama e do útero, fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença", comentou Duciele Araújo, gerente de Célula da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.
Para este momento especial, um poema falando sobre a campanha Outubro Rosa e a importância do autocuidado e diagnóstico precoce. A autora, a ACS Ana Lúcia Araújo dos Santos, esclarece: "essa é uma maneira de trabalhar a saúde popular em Saúde, além do Outubro Rosa, eu faço peças, cordéis orientando as mulheres sobre a dengue, DSTs, coronavírus, inclusive. E agora, a do Outubro Rosa, orienta que as mulheres possam vir fazer o exame citopatológico, o autoexame de mama. A poesia quando chega de maneira popular, na comunidade, ela é bem recebida".
A programação também se repetiu em vários locais, como o Centro de Especialidades do Crato e no Amélia Pinheiro. "Estamos nesse atendimento hoje e convidamos as mulheres que compareçam nas Unidades de Saúde, ao longo do mês, para realizar os exames, exercer esse autocuidado. É muito importante para a saúde feminina", comentou a secretária adjunta, Milenna Alencar.