Promover mais segurança e trafegabilidade para a população é o compromisso da Prefeitura Municipal do Crato. Para isso, tem ampliado as obras de passagem molhada em vários pontos do município. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) já trabalhou em nove passagens molhadas na zona rural, somente este ano, e tem projetos para construir outras no município. O impacto destas obras na vida da comunidade é a garantia de segurança e trafegabilidade mesmo durante o inverno.
Dona Cícera Correia mora no sítio Pai Mané desde que nasceu, há 51 anos, para ela ir até o trabalho, no distrito de Ponta da Serra durante a quadra chuvosa é um desafio, por que dois pontos da mesma estrada são cortados por afluentes de rios. "Em período de chuvas, a gente fica ilhado, sem ter como sair para canto nenhum. Essas obras [passagens molhadas] são muito necessárias. Faz muito tempo que estamos na expectativa, aguardando esse momento acontecer. Está sendo uma benção, pois é muito necessário", relata a moradora.
A Prefeitura do Crato tem intensificado estas obras no município. De acordo com a Engenheira da Seinfra, Kalina Estima, cada localidade tem sua especificidade, por isso os equipamentos instalados seguem o projeto, considerando o nível da água. "Passagens molhadas capeadas, com bueiros grandes para dar uma vasão boa para a passagem de água. Com essa obra também temos feito a limpeza do leito do rio, para garantir o escoamento melhor da água", explica.
A Prefeitura do Crato já concluiu nove passagens molhadas no município. Nas localidades do Bairro Santa Luzia, Monte Alverne, Baixio das Palmeiras, Bela Vista, Vila Guilherme, Sítio Zambelê, Dom Quintino, Vila Caldeirão do Bom Sucesso e Sítio Pai Mané. Outros projetos estão sendo analisados pela Seinfra para dar início à novas construções e garantir que outras localidades possam receber a obra.