Realizada na noite desta quinta-feira, 30, dentro do Festival Sérvulo Esmeraldo (FSE 91) a inauguração da escultura Pirâmides, do artista plástico cratense, Sérvulo Esmeraldo, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho. O evento é uma parceria do Instituto Sérvulo Esmeraldo com a Secretaria de Cultura do Crato, SESC, URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão, e Instituto Cultural do Cariri (ICC), além da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, dentre outras instituições.
Na ocasião, a curadora do evento, Dodora Guimarães, fundadora do instituto, destacou a ligação afetiva de Sérvulo com a sua cidade natal e a vinda da obra, em 2016, durante a exposição do artista, momento em que ele, ao ver a escultura no local, disse que as Pirâmides deveriam ficar à frente do Seminário São José e doou para o Crato. Poucos anos depois, mesmo produzida em material metálico resistente, a escultura foi danificada, e somente agora reconstruída com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato.
Ela ainda agradeceu ao Município, através da Secretaria de Cultura, e ao Vice-prefeito André Barreto, pelo apoio para que houvesse a restauração da escultura. "Vendo a obra aqui instalada, Sérvulo disse que o lugar dela era aqui. Essa obra é da cidade do Crato e do seu povo. Agradeço profundamente a Prefeitura Municipal pelo restauro", enfatizou.
Além disso, ela destacou o amor da imprensa caririense devotado ao trabalho e que nunca se calou diante do que foi feito com as Pirâmides. Dodora ainda destacou a cobrança que foi feita para a recuperação da obra, incluindo também os artistas, ainda agradecendo ao Secretário de Cultura, Amadeu de Freitas, e o Adjunto Wilton Dedê pelo esforço empreendido para a concretização do trabalho.
O Vice-prefeito André Barreto destacou a alegria de receber o presente do Sérvulo, do Instituto e da Dodora, que é a escultura. Mesmo Sérvulo não sendo tão conhecido no Crato, por ter saído tão cedo, ele se tornou conhecido para o mundo, através da sua arte. Quando ele retornou na década de 1980, passou a frequentar mais o Crato. A partir de agora, André ressaltou a necessidade do Crato se somar a esse trabalho para que a obra de Sérvulo se torne cada vez mais conhecida da população do Crato e do Cariri.
O Festival Sérvulo Esmeraldo foi prorrogado e prossegue com a exposição na RFFSA até o próximo dia 15 de outubro. Ao final da inauguração, foram distribuídas oito miniaturas das esculturas junto às instituições parceiras. Oito delas receberam. "É uma forma de fortalecer esse amor pela escultura Pirâmides e possa haver a preservação dessa obra", finalizou.