Na manhã da quinta-feira, 30, profissionais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Vigilância Sanitária, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, respectivamente, em parceria com a Polícia Civil do Estado do Ceará, realizaram uma fiscalização no Projeto de Reabilitação Canaã do Cariri, no bairro Muriti. O monitoramento e visita aos abrigos têm sido intensificados em todo o município para garantir o bom funcionamento desses equipamentos.
No local, foram detectadas incoerências no alvará de funcionamento e em outras documentações, bem como não oferecia condições sanitárias para o funcionamento. Também foram identificados e apreendidos medicamentos vencidos e sem equipe multidisciplinar para acompanhar os internos.
O Projeto abrigava 22 homens, com faixa etária de 29 a 80 anos, a maioria de Juazeiro do Norte, sendo quatro idosos, outros dependentes químicos e deficientes mentais. Devido alguns internos não possuírem referência familiar, estes foram encaminhados para um abrigo na cidade de Juazeiro do Norte, os demais estão com suas famílias.
A Polícia foi acionada para as devidas providências, como também o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município do Crato e a Guarda Civil Metropolitana. As famílias foram contatadas para o acolhimento e acompanhamento dos pacientes.
De acordo com a Coordenadora do CREAS, Rita Melo, como muitos internos são de Juazeiro do Norte, a equipe do CREAS daquele município foi acionada, para auxiliar no acompanhamento dos internos, já que há a complexidade do serviço de lidar com pessoas que tem a dependência química ou algum transtorno. "Devido essas situações, vamos reforçar a importância do acompanhamento pelo município de Juazeiro do Norte", disse.
O Crato tem intensificado o acompanhamento e a fiscalização nos abrigos e casas de acolhimento, em parceria com os órgãos estaduais da área da garantia de direitos humanos, a fim de garantir tratamento e vivência adequados nesses espaços.