O Festival Sérvulo Esmeraldo (FSE 91) inaugura nesta quinta-feira, 30, a escultura Pirâmides, na praça da Encosta do Seminário, em solenidade a partir das 19 horas. A peça foi doada pelo artista cratense e universal, Sérvulo Esmeraldo, ao Crato, na sua última exposição em vida, em 2016, aos 87 anos, 'A linha, A Luz, o Crato', com 58 de suas mais importantes obras desenvolvidas durante a sua carreira. O Festival foi prorrogado com a exposição na RFFSA e acontece até o próximo dia 15 de outubro.
A festa de inauguração contará com apresentações de artistas como Vinícius Pinho, Diego Sousa e Welton Santos, com a participação Especial de Abidoral Jamacaru e o show instrumental Sons do Caminho.
Com o tema 'Crato no Mundo', a programação iniciada no último dia 09, celebra o legado do artista em obras públicas, contemplando uma exposição ao ar livre no Largo da RFFSA, no Crato, exibições de documentários da série Museus a Céu Aberto, também ao ar livre, o webinário Arte, Ciência e Novos Horizontes e cursos virtuais. A curadoria é da fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo (ISE), Dodora Guimarães, e do curador Marcus de Lontra Costa, com colaboração do artista plástico e educador, Paulo Portella Filho.
Parcerias da Prefeitura do Crato, SESC, ICC e URCA
O FSE 91 é uma iniciativa do Instituto Sérvulo Esmeraldo que, por meio do fomento à formação, difusão e promoção das Artes Visuais, contribui com a dinâmica da arte contemporânea no Crato e região. Realizado em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), o Festival conta com o apoio do Instituto Cultural do Cariri (ICC); da Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal da Cultura; e Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria Estadual da Cultura (Lei nº 13.811, de 16 de agosto de 2006), por meio do Edital do Mecenato - com agradecimento à Enel -, Instituto Dragão do Mar e Cine Teatro São Luiz. Toda a programação é gratuita.