O município do Crato vivencia um momento importante frente à garantia de políticas públicas de Saúde voltadas para a população LGBTQIA+. Durante o mês de setembro, os profissionais de Saúde do município estão participando da Formação para a Atenção Integral à Saúde da População LGBTQIA+.
A ação de educação continuada expressa o desafio e o compromisso de garantir o direito e o acesso à saúde por meio do SUS, para todos os cidadãos de forma equânime, universal e integral. A formação acontece em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva.
"Esse é um marco histórico para a política de saúde LGBT, a nível de Estado do Ceará. O Crato é pioneiro na construção da política pública para a saúde da população LGBT. Salientamos que não queremos uma UBS própria, um hospital exclusivo, nós queremos ser atendidos e respeitados enquanto seres humanos e pessoas que precisam de saúde pública. Então, o grande fator hoje é trabalhar a humanização desse atendimento direcionado à população LGBT do Crato", comentou Gilney Matos, integrante da Associação Caririense pela Diversidade e Inclusão (ACEDI) e Núcleo de Direito Humanos e Cidadania da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O segundo dia de formação é dedicado ainda a formação teórico-conceitual sobre gênero e sexualidade, Política de Atenção à saúde LGBTQIA+, definição das siglas, Transexualidade, dentre outros, com o professor Glauberto Quirino, do departamento de Enfermagem da URCA.
Participam do primeiro momento da formação, médicos, enfermeiros, dentista, gerentes, os residentes das 43 Unidades Básicas de Saúde e os profissionais da equipe multiprofissional da atenção primária e da atenção secundária do município.
"Esse é o primeiro momento com os nossos profissionais com o objetivo de implantar uma política pública de atenção à saúde do público LGBTQIA. Isso é um marco para o município e de poder fazer o SUS como ele deve ser, universal, sem distinção de classes, e sobretudo o respeito e a inclusão de todas as pessoas que precisam dos serviços de saúde", afirmou a secretária Marina Feitosa.
Confira a programação completa:
15 e 16 de setembro de 2021 - Formação teórico-conceitual
Local: Salão de Atos/URCA
22 e 23 de setembro de 2021 - Oficina de Elaboração do Mapa Cartográfico
Público-alvo: Médicos, enfermeiros, dentista, gerentes e residentes das 43 Unidades Básicas de Saúde.
Local: Salão de Atos/URCA
24 de setembro de 2021 - Fórum de Atenção à Saúde LGBTQIA+
Público-alvo: representantes da Sociedade Civil, gestores e profissionais da Saúde.
Local: Salão de Atos/URCA
28 e 29 de setembro de 2021 - Formação teórico-conceitual
Público alvo: Técnicos de Enfermagem e Agentes administrativos das Unidades Básicas de Saúde do Crato
Local: Salão de Atos/URCA