O viveiro municipal do Crato recebeu, nesta segunda-feira, 13, a visita dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e dos alunos do curso técnico de enfermagem, da Escola Profissionalizante Professor Virgílio Távora. O objetivo da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente é tornar o espaço mais frequentado, possibilitando vivência sensorial para comunidade.
"Nós começamos esse projeto com o Caps, mas pretendemos aproximar outras instituições do nosso viveiro, para que mais pessoas possam vivenciar o cotidiano deste berçário de vida. Desde a coleta de sementes, adubação e plantio das mudas", pontua o Secretário de Meio Ambiente do Crato, Stephenson Ramalho, destacando a importância de multiplicar o conhecimento ambiental sobre a flora local. "Estamos oferecendo um momento de interação com a natureza, de experiência sensorial. Explicando sobre as espécies nativas, plantas paisagísticas, frutíferas e medicinais", disse.
Ao lado dos colegas, o professor Paulo de Morais Vitorino, usuário do Caps, ficou impressionado com a variedade de plantas e suas funções. "Essa é uma vivência maravilhosa, estamos também em contato com esse espaço lindo, aprendendo muito sobre a nossa flora. Esse contato com a natureza é sempre muito importante para todos nós", afirma.
A primeira turma a participar da vivência também incluía os estudantes de enfermagem da escola profissionalizante, que estão estagiando no Caps. A professora do curso, Séfora Taís, explica que o passeio oferece a oportunidade dos futuros profissionais lidarem com seus pacientes em situações diversas. "Os estudantes que fazem estágio no Caps vieram acompanhar a vivência dos pacientes no viveiro municipal. Esse momento é de grande importância para os pacientes e também para que os estudantes possam observar como eles interagem com a vivência e vivenciam esse momento", comenta.