Com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e oferecer melhores condições para a produção agrícola e pecuarista no município, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) lançou, neste sábado, 11, o Programa de Melhoramento Genético de Bovinos.
Em solenidade realizada durante a feira de animais do sítio Bréa, no distrito de Dom Quintino, o Prefeito Zé Ailton Brasil destacou a conquista para os pequenos produtores do Crato, que terão suporte técnico pra o melhoramento genético de seus rebanhos.
A feira de animais da Bréa foi o ambiente perfeito para o lançamento do Programa de Melhoramento Genético de Bovinos, que beneficiará 200 produtores de gado no município do Crato. O Gerente Regional da Ematerce no Cariri, Francisco Lócio, ressaltou a importância de o Crato estar desenvolvendo o programa. "Estamos disponibilizando dois veterinários que irão colaborar nesse trabalho. Vamos sair da teoria e colocar em prática esse programa que tanto beneficiará o município", disse.
O Prefeito do Crato destacou as parcerias com o Sebrae, Ematerce, IFCE, UFCA e Banco do Nordeste para execução do Programa de Melhoramento Genético. "O município tem um trabalho voltado ao melhoramento do rebanho bovino, que beneficiará os pequenos produtores locais. Os critérios para participar deste programa é ser um pequeno produtor rural, com rebanho de até 10 bovinos. Esse produtor receberá apoio técnico e suporte. O sêmen do gado será selecionado, para que tenham vacas leiteiras com melhor produtividade", afirmou.
O Secretário da SMDARH, Carlos Freires, explica que os produtores interessados em participar do programa, devem procurar a secretaria, localizada no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, realizar o cadastro e treinamento técnico-prático. "O Sindicato dos Produtores Rurais é um parceiro essencial para a efetivação deste projeto. Estaremos iniciando as atividades de campo, o seminário a sensibilização, cadastro e a prática da inseminação em si, nas comunidades e distritos. Além de pioneiro, o programa é desafiador, trazendo impacto direto no mercado local e na bacia leiteira do município do Crato", completa