Dois representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena Ceará (DSEI/CE), órgão ligado do Ministério da Saúde destinado à saúde indígena, visitaram o município do Crato para acompanhar a vacinação contra a Covid-19 dos povos Kariri, na comunidade Poço Dantas Umari.
"Houve uma provocação da comunidade para receber as vacinas contra a Covid-19, para esta comunidade, e viemos acompanhar. O DSEI cobre 17 municípios no Estado do Ceará. Esses municípios já passaram por processo de reconhecimento dos seus territórios, um processo avançado frente à Funai, e aí a gente atua na área da atenção básica e saneamento. Em Crato, o processo está andando, e como temos uma parceria muito boa com o município, estamos aqui para fortalecer essa parceria, conhecer o território e acompanhar a vacinação da comunidade", afirmou a técnica Mari Dutra.
Atualmente, 22 indígenas receberam o imunizante contra a Covid-19, dentro da nomenclatura da população tradicional; e os demais jovens aguardam a vinda de novas doses. A juventude de Poço Dantas também já está realizando o cadastro dos adolescentes da comunidade para garantir a imunização dos índios mais jovens.
A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem acompanhado esse processo encabeçado pela Associação dos Índios Kariri de Poço Dantas Umari, e realizado a vacinação dos indígenas na própria comunidade. A visita contou com a presença de Janaina Norões, coordenadora de Célula da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Crato, e Henrique Rosa, apoiador técnico de Saúde do DSEI/CE.