Com apoio da Prefeitura do Crato e Instituto Flor de Piqui, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense (CMDMC) vem realizando ações educativas alusivas ao Agosto Lilás, uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
No último dia 16, foi realizada uma live em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha, no dia 19 aconteceu um ato na Praça da Sé abordando a temática: Luta e Resistência - Não Ao Feminicídio.
Nesta segunda, 23, às 19h, por meio do Facebook e Youtube da Prefeitura do Crato aconteceu uma live sobre Machismo Estrutural - o papel dos homens no enfrentamento à violência contra a mulher. O momento terá como mediadora, Tammy Lacerda, Vice-Presidenta do CMDMC e como convidados André Barreto - Vice Prefeito do Crato, Rafael Vilar - Defensor Público e Amâncio Pimentel - Professor da Educação Básica.
No próximo dia 30, às 19h - acontece a live "O Movimento de Mulheres no Cariri - lutas e histórias", com a mediadora Jaiane Barbosa - Presidenta CMDMC e as convidadas Mara Guedes - Conselheira CMDMC, Francisca Alves - Conselheira CMDMC, Verônica Isidório - da Frente de Mulheres do Cariri, e Verônica Carvalho - Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) e Terreiro das Pretas.