A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec) investiu no controle automático do sistema de água. O objetivo é melhorar o desempenho da oferta de água para a população cratense. O sistema conta com painel e câmeras que fazem o monitoramento do nível de água nos reservatórios e aponta quando há algum problema técnico em alguma bomba nos reservatórios.
Além disso, o sistema garante o acionamento e desligamento de bombas. Antes da instalação do sistema, era necessário a presença dos operadores de bombas nas unidades de distribuição. O impacto junto à população é a garantia de uma ação mais imediata da Saaec quando for detectada falha na distribuição.
Atualmente, quatro reservatórios e seis poços são automatizados com sistema de monitoramento próprio, com projeto de ampliação em andamento para os demais locais; e o acompanhamento é feito em tempo real a partir da sede da SAAEC, 24 horas por dia.
"Esse sistema de monitoramento veio para nos dar um suporte na questão dos operadores de bomba, porque antes nós tínhamos três operadores em cada unidade e esses profissionais eram subutilizados. Então, com esse sistema, conseguimos envolvê-los e eles executam outras atividades. O intuito é melhorar a eficiência dos nossos equipamentos, assim como também a questão das manutenções. Temos uma tela, onde conseguimos diversas informações dos equipamentos, e dos níveis dos reservatórios. Quando um reservatório desses vem a encher, as bombas param automaticamente, e com isso conseguimos uma maior economia também na energia.", explica o diretor técnico da Saaec, Rafael Novais.