Com o objetivo de intensificar o diálogo sobre a importância dos cuidados na primeira infância e facilitar o acesso de crianças de 0 a 6 anos e gestantes aos serviços essenciais, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), preparou uma série de ações para o mês da Primeira Infância, comemorado em agosto.
Na manhã da quarta-feira, 18, as gestantes beneficiárias do Programa Criança Feliz participaram, de forma remota, de live, que teve como tema "A saúde mental e emocional no ciclo da gravidez aos puerpério". O momento foi ministrado pela psiquiatra Andréa Feitosa, que abordou pontos, como: o que é depressão; o que fazer para manter a saúde mental na gestação; bons hábitos alimentares; entre outros. "Nesse contexto de pandemia, esse assunto da saúde mental se torna ainda mais relevante. Pois algumas fases da gestação geram desconfortos, incertezas, ansiedade", pontuou.
Após a live, as gestantes participaram de uma oficina de yoga, ministrada pelos professores do SESC, Warley Marques e Silviane Serra, onde falaram sobre os benefícios da yoga na gestação, o impacto da respiração na saúde mental e o fortalecimento do assoalho pélvico.
Na parte da tarde, os visitadores do Criança Feliz participaram de uma capacitação sobre fabricação de brinquedos recicláveis, em parceria com o SESC. A programação contará com lives temáticas, entrega de kits, capacitação, e durante todo o mês de agosto será realizada a Campanha de Aleitamento Materno nas Unidades de Saúde da Família.