Sempre buscando ofertar e proporcionar ferramentas de inclusão social e profissional aos públicos que vivem em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com o Governo do Estado, realizou na manhã da terça-feira, 17, na sede da Prefeitura, a entrega do fardamento e do material aos participantes dos cursos de Assistente Financeiro e Atendente de Telemarketing, do Programa Criando Oportunidades, coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Estado.
Os cursos, que acontecerão por meio da plataforma Google Meet, serão promovidos pelo Instituto Maria da Hora, órgão executor do programa, com início no dia 18 de agosto, e término no dia 22 de setembro. Criando Oportunidades oferta cursos de qualificação social e profissional para mulheres chefes de família, cadastradas no CADÚNICO, trabalhadores em busca de emprego e grupos socialmente vulneráveis.
Durante a entrega, a Coordenadora de Cursos do Instituto Maria da Hora, Socorro Lima, agradeceu o empenho da gestão municipal em trazer cursos e qualificação aos cratenses, e ressaltou a importância da capacitação para o mercado de trabalho. "Os alunos terão todo o acompanhamento dos professores, serão 25 dias bem intensos, mas que irão ajudar na qualificação profissional dos estudantes", disse.
O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, enalteceu a parceria com o Governo do Estado, e disse que um dos grandes desafios enfrentados hoje, é a questão da geração de emprego e renda. "Com esses cursos, vocês poderão vencer os desafios para enriquecer o currículo, e conseguir o primeiro emprego. A participação e a vontade de aprender farão toda a diferença".
Para a aluna Ana Lívia Secundo, poder fazer os cursos vai ajudar a adquirir mais conhecimento e educação. "A disponibilidade dos cursos vai me ajudar a crescer, e a me destacar quando eu escolher a profissão que vou seguir", destacou.
Serão capacitados 40 educandos com uma carga horária de 100h/s cada curso. Também estavam presentes na entrega, o vice-prefeito, André Barreto; e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido.