Tornar a gestão participativa e reafirmar o compromisso com população é construir juntos os projetos orçamentários do município. Por isso a Prefeitura Municipal do Crato está realizando uma série de audiências públicas em várias comunidades e sede do Município, para discutir a elaboração do Plano Plurianual (PPA 2022 - 2025). Nesta quarta-feira, 04, a comunidade do sítio Monte Alverne teve a possibilidade de participar da apresentação do Plano Plurianual e da Lei Orçamentária Anual, podendo sugerir, questionar e opinar sobre os investimentos e metas para os próximos anos.
De acordo com o Secretário de Finanças e Planejamento do Crato, Otoni Lima, o PPA e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) são instrumentos de planejamento previstos na constituição, que têm grande importância para o funcionamento público. "Esse instrumento de planejamento vai servir de baliza para as leis orçamentárias anuais. E a participação da população é fundamental por que são eles que sabem as necessidades de cada comunidade", explica.
No sítio Monte Alverne, a Audiência Pública aconteceu na EEIEF Antônio José Soares, e contou com a participação de 18 lideranças comunitárias e moradores do distrito. Na oportunidade, a população pôde participar ativamente do planejamento que o município faz em relação ao orçamento público oriundo dos impostos pagos por ela. A audiência vem como espaço de debate e decisões sobre as prioridades da comunidade em relação a saúde, educação, infraestrutura e segurança pública e outras áreas que demandam investimento público.
Com a participação da população, será importante estabelecer esse plano, de forma amplamente democrática, criando metas, objetivos e programas de governo para os próximos 4 anos em Crato. As próximas audiências ocorrerão nesta quinta-feira, 05, das 9h às 12h, no CRAS Edvardo Ribeiro da Silva, em Ponta da Serra, e das 14h às 17h, em Dom Quintino, no CEI Raimundo de Sousa Sobrinho. No dia 9 de agosto, será a vez da comunidade do Baixio das Palmeiras, das 14h às 17h. O encerramento acontece no dia 10, com audiência online na sede, das 14h às 17h. Todas as audiências presenciais estão seguindo os protocolos de segurança sanitária para Covid-19.
As sugestões encaminhadas serão direcionadas à Secretaria de Finanças e Planejamento e analisadas pelas equipes técnicas de cada órgão, podendo ser incluídas no planejamento público conforme a viabilidade. Também poderá acessar para deixar a sua opinião, preenchendo o formulário no link link bit.ly/crato25.
A participação pode ser anônima ou identificada, caso queira receber uma resposta sobre sua colaboração. Sua participação ajudará a construir um Crato melhor.