A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Educação, vem trabalhando com muita seriedade o plano de retomada das aulas para o segundo semestre do ano letivo de 2021.
O retorno das aulas está previsto para a próxima segunda-feira, 02 de agosto, ainda de forma remota e quando houver possibilidade voltará presencialmente tornando dessa forma híbrido. Seguindo sempre à risca as recomendações dos decretos municipal, estadual e da Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação às normas de prevenção do novo Coronavírus.
No modelo remoto, os alunos participarão das aulas através de plataformas como o Google meat, que é uma ferramenta on-line e gratuita que auxilia professores, alunos e escolas com um espaço para a realização de aulas virtuais, os professores também farão vídeo-aulas explicativas, para que todos os alunos sejam atendidos.
A secretária municipal de Educação, Germana Brito, destacou a necessidade de retomada das aulas com cautela. "O retorno acontecerá com todos os cuidados necessários, atendendo as normas estabelecidas pelas autoridades em Saúde e seguindo o decreto municipal e estadual. O momento ainda requer bastante atenção, pois a pandemia não acabou", explica.
De acordo com a secretária, a gestão está elaborando um cronograma de adequação do plano de retomada que contempla todas as etapas de organização para o começo das aulas, incluindo reuniões e formações internas com servidores, e externas com a comunidade.
Nesta sexta-feira (30) a equipe da SME estará em reunião com o comitê do plano de retomada das aulas presenciais da rede municipal, para estudo e análise de algumas decisões. O comitê têm a participação de diversos segmentos como as secretarias de Saúde, Infraestrutura, Finanças, Procuradoria, Controladoria, CREDE, URCA, representante de professores, sindicato e do próprio gabinete.