Os moradores do sítio Cruzeiro, no distrito de Santa Fé, comemoram a chegada da água encanada em suas residências. O projeto de abastecimento realizado pela Prefeitura Municipal do Crato, construiu uma rede de distribuição de água em uma área aproximada de 8km, buscando atender todos os moradores da comunidade. A Secretaria de Infraestrutura está finalizando a instalação da tubulação e já implantou 220 hidrômetros no sítio Cruzeiro.
A aposentada Maria de Lurdes não conteve a emoção ao ligar o registro e ver a água escorrer pelo terreiro de casa. O sonho de mais de 60 anos acaba de ser realizado e o sítio Cruzeiro agora tem água encanada. "Nasci e me criei aqui, no sítio Cruzeiro. Lembro que [antes da cisterna] a água a gente carregava na cabeça, buscando lá de Santa Fé ou da lagoa de Deilane. Aqui não tinha água de jeito nenhum", relembra.
A família de Maria de Lurdes é uma das mais de 220 que receberam a rede de abastecimento. O engenheiro civil, Welton Viana, é fiscal da obra e explica que para garantir o acesso à água para todos da comunidade, será necessário um novo poço profundo na cota superior, lugar mais alto, já que o atual em funcionamento não consegue abastecer.
"Com a continuação da obra nós teremos a construção de um novo reservatório, implantado na cota superior e um novo poço para suprir toda a necessidade do sítio cruzeiro. Esse reservatório pega a água do poço e distribui pela rede de abastecimento", destaca o engenheiro.