Obras como a Praça Dona Ceicinha, entregue no mês de abril deste ano, e a Praça do Conjunto Monsenhor Montenegro, que ainda não foi inaugurada, já foram danificadas por ação de vandalismo. A Prefeitura Municipal alerta que a depredação do patrimônio público é crime, de acordo com a Lei 9.605 Art. 65, e pode gerar detenção de três meses a um ano, e multa.
O Secretário de Infraestrutura, Ítalo Samuel, reforça a importância da população cuidar e ser parceira da administração na fiscalização dos bens públicos. "Precisamos da conscientização por parte da população, pois esses equipamentos são feitos para todos utilizarem. Então o zelo deve ser feito por todos. Danificar, quebrar e utilizar de forma errada, vem em contra mão a tudo o que a gente preza em um ambiente socialmente mais adequado", destaca.
Geralmente as obras executadas pela Administração Municipal são solicitações por parte dos munícipes, ou demandas necessárias para garantir melhor condição de vida, acesso à saúde e lazer da comunidade. Após serem entregues os equipamentos é dever da população que utiliza zelar pela sua conservação. "Já comunicamos à Guarda Civil Municipal para que possa intensificar a fiscalização e identificar as pessoas que estejam danificando os equipamentos. Mas também pedimos às pessoas que moram no entorno, que estão mais próximas, fiscalizem e observem como está sendo a utilização dos equipamentos recém entregues e daqueles que ainda nem foram entregues, mas que já estão sendo danificados", solicita o secretário.
A praça Monsenhor Montenegro, no bairro Barro Branco, está em fase de finalização. Mesmo sem ter sido oficialmente entregue, o equipamento já passou pela ação danosa do vandalismo, tendo sido quebrados um dos postes de iluminação em LED, danificados os bancos, além de rabiscos e pinturas despadronizadas. Na praça Dona Ceicinha, no Seminário, o playground feito para as crianças brincarem foi quebrado.
Ação da segurança
O Secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, destacou o compromisso da Guarda Municipal na preservação do patrimônio público e segurança da população. "Aqui no Crato nós rotineiramente atuamos na preservação desse patrimônio quando atuamos nas escolas, postos de saúde, nas praças, logradouros e equipamentos públicos para evitar tanto ações de furto como a depredação em si", explica.
O Centro Integrado de Operações e Emergências Municipais (CIOEM), no número 153, é o canal para o acionamento das guarnições e denúncia, que a população pode usar quando observar esse tipo de dano. De imediato a patrulha da Guarda irá até o local do ocorrido.