Servidores das secretarias de Cultura, Esporte e Juventude, Trabalho e Desenvolvimento Social, bem como participantes do núcleo gestor do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), representantes da comunidade, participaram de um curso de 200 horas/aula de forma remota, relacionado a Língua Brasileira de Sinais - Libras. O objetivo foi fazer com que as pessoas capacitadas através do curso promovam a acessibilidade a comunidade surda com o atendimento especializado nos equipamentos públicos.
A Língua Brasileira de Sinais é uma forma de linguagem natural, criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. Hoje, o conhecimento em Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do deficiente auditivo, mas também de todos que fazem parte do seu cotidiano.
Na última sexta-feira, 23, no auditório da Praça do CEU, foi realizada a cerimônia de encerramento do curso com a presença do vice-prefeito André Barreto, representando o prefeito Zé Ailton, o Secretário municipal de Cultura, Amadeu de Freitas, o adjunto da Cultura, Wilton Dedê e o gerente do Senac Cariri, Cristiano Saraiva.
Na ocasião foram feitas apresentações artísticas em Libras que encantaram os presentes. Os alunos puderam demostrar na prática que estão aptos a realizar uma comunicação assertiva em Libras.
Para a instrutora do Senac, Cleuma Barbosa, um curso como esse é de uma relevância impar para servidores de um instrumento de inclusão como a Praça do CEU. "O surdo poder frequentar um equipamento e ter seus direitos linguísticos respeitados é extremamente positivo. Parabenizo a instituição que represento, o Senac, bem como a gestão municipal do Crato que juntos pensaram na comunidade surda com muita sensibilidade e carinho. "Uma administração inclusiva que valorização e respeita a língua e a cultura do povo surdo" destacou.
Gilberto dos Santos, o Beto, representante da sociedade civil, bairro Vila Lobo, do Núcleo Gestor da Praça do CEU, falou que o curso de Libras trouxe novos horizontes, parabenizou a Gestão Municipal e ao Senac que disponibilizaram um momento muito valoroso de aprendizado. "O Crato sai na frente abraçando a causa da inclusão, um projeto no qual apresentei e tive total apoio. Continuaremos trabalhando para que todos sejam respeitados e incluídos", pontuou.
O Vice-prefeito, André Barreto, enalteceu a importância da acessibilidade de uma forma geral, parabenizou a turma, a instrutora e sublimou o compromisso que a gestão tem em propor inclusão.