A empresa será selecionada por meio de processo de licitação para realizar oficinas culturais em diversas áreas, gerando emprego, renda e auxiliando no fomento das artes na cidade do Crato. A Secretaria Municipal de Cultura fará a supervisão na fase de execução do projeto
Acontece nesta quinta-feira, 22, o processo de licitação para contratação de empresa especializada no fornecimento de oficinas voltadas para promoção da cultura no município do Crato.
Estima-se que com a realização do projeto aconteçam 11 oficinas com duração entre 40 e 80 horas/aulas, com abordagem temática em Gastronomia; Educação patrimonial; Dramaturgia, linguagens teatrais e cinematografia; Danças populares, contemporâneas e expressões corporais; Produção literária de contos, cordéis e poesias; Belas artes, artes gráficas, xilogravura e lambe-lambe; Cenografia, figurino e adereços; Artesanato com materiais reciclados e reutilizados; Comunicação e mídias digitais; Produção e gestão cultural; e Elaboração de projetos culturais. O que poderá girar em torno de 560 alunos distribuídos em 28 turmas. Nesse contexto serão criados 19 empregos diretos, subdivididos em 11 instrutores, 4 produtores executivos, 2 coordenadores de produção e 2 intérpretes de libras.
Com um investimento de R$150 mil, tendo como fonte de recurso Emenda Parlamentar da Deputada Federal Luizianne Lins, com a contrapartida da Prefeitura Municipal do Crato. A previsão de início das oficinas é para outubro próximo.
De acordo com o Secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas, a Comissão de Licitação irá selecionar uma instituição de educação para ministrar as oficinas/cursos, que no momento da educação serão supervisionados pela SECULT municipal. "Com esse projeto de formação que contempla 11 linguagens culturais, a Secretaria de Cultura do Crato objetiva contribuir com o aprimoramento dos processos de criação e gestão cultural de artistas e grupos do município", destaca.